BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Deputados federais que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado, de vários estados, têm feito gestos de aproximação com o Palácio do Planalto e trabalham para ocupar cargos da União em seus estados.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (foto) negocia com as bancadas do Congresso Nacional o compartilhamento de cargos regionais, em troca de apoio ao governo.

Segundo pessoas que participam das conversas, há bolsonaristas “em quase todos os estados” dispostos a manter o controle dos cargos federais. A reunião com a bancada do ES será semana que vem.

As negociações são feitas com os coordenadores das bancadas de cada estado. (Estado).

NOVA BANCADA CAPIXABA DO ES ELEITA EM 2022

Poder local

Com a bancada do Espírito Santo não é diferente. Os parlamentares se reuniram semana passada e começaram a definir quem fica com qual posto.

O bolsonarista Gilson Daniel (Pode) já disse que deseja ficar com um cargo. Outro bolsonarista capixaba, Messias Donato (Republicanos) também vai indicar algum aliado para ocupar cargo do governo Lula.

Com cinco deputados novatos, e cinco reeleitos, o movimento para ocupar os cargos parte – na bancada capixaba – mais dos novatos. A deputada Jack Rocha (PT), que ficou de marcar reunião com o ministro Padilha.

Só o deputado Gilvan da Federal (PL) e os senadores Marcos do Val e Magno Malta não estão participando das conversas sobre as indicações.

Já os deputados Da Vitória (PP) e Amaro Neto (Republicano) participam das reuniões mas não desejam fazer indicações.

A maioria dos cargos, no entanto, será ocupada por nomes indicados pelo próprio PT. E a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) deve ficar com o PSB.

Cargos no ES

Conab – superintendência regional

ANM – gerência regional

Fundacentro – Funasa – Incra

Superintendência Federal de Agricultura

Ibama – Iphan – Dnit

SPU – Superintendência Patrimônio da União.

LEI TAMBÉM

Definição sobre cargos federais no ES só após reunião no Planalto