Exército tem mais de 9 milhões de seguidores em suas redes sociais

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Exército emitiu um alerta público informando que poderá “encaminhar às autoridades competentes” informações sobre comentários em suas redes sociais que incitem o ódio, a violência, a discriminação, entre outras situações.

Segundo o documento, intitulado Política de Moderação nas Redes Sociais, ao utilizar os canais mantidos pela instituição, o usuário “estará ciente das regras de uso e de convivência”.

O texto também diz que o usuário que desrespeitar as normas poderá ser bloqueado imediatamente, independentemente de justificativa, consulta ou aviso.

A intenção do Exército, ao divulgar a nova política, é garantir um ambiente democrático nas contas da instituição. Segundo a assessoria de imprensa da Força, “a ideia é regular, não censurar”.

As normas estabelecem limites para os comentários e interações feitos nas publicações da instituição nas redes sociais, como no X (antigo twitter) e no Instagram. Só nessas duas plataformas, o Exército acumula cerca de 9 milhões de seguidores.

COM CNN

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Comentários sujeitos a regulação:

  • usem linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória, ofensiva ou de qualquer outra forma reprovável;
  • concretizem apologia a práticas ilícitas;
  • incitem o ódio, a violência, o racismo ou façam discriminação de qualquer ordem;
  • contenham ameaças, assédio, injúria, calúnia ou difamação, ou configurem qualquer outra forma de ilícito penal;
  • divulguem conteúdos na forma de spam ou “correntes”;
  • caracterizem intuito comercial ou publicitário;
  • estejam repetidas, desde que publicadas pelo mesmo autor;
  • sejam ininteligíveis ou descontextualizadas;
  • contenham propagandas político-partidárias;
  • manifestações ou opiniões de cunho político ou ideológico;
  • contenham links suspeitos ou representem ameaça à segurança da informação;
  • usem informações e imagem de pessoas e instituições indevidamente;
  • contenham dados pessoais do autor ou de terceiros;
  • violem os direitos de imagem e de propriedade intelectual;
  • sejam fraudulentas ou promovam conteúdo inverídico.

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