BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O governador Renato Casagrande (ES), participou, na manhã desta terça-feira (26/3), de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governadores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Na audiência o governo federal apresentou uma proposta de renegociação da dívida dos Estados com a União. A iniciativa, que agora será aprofundada pelas equipes técnicas, atrela uma redução nos juros do passivo à expansão do Ensino Técnico.

Uma proposta apresentada pelo governo do RS, recebeu apoio do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que solicita uma revisão dos encargos e do modelo de amortização da dívida.

A solução apresentada ao governo federal no ano passado reduziria o saldo devedor do Estado a partir de um recálculo da atualização monetária e aplicaria um encargo de juros nominais de 3% ao ano.

O governo Lula vai encaminhar um projeto de lei ao Congresso detalhando os limites da negociação. Hoje a tarde os governadores se reúnem com os presidentes da Câmara e Senado.