União confirma Santos no comando mas mantém acordos firmados por Rigoni para 2024. (Foto Marcos Rosetti)

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A Executiva Nacional do União Brasil já decidiu, por unanimidade, que o novo presidente do partido no Espírito Santo será o deputado estadual Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa.

Ele irá assumir em  breve o comando no ES, mas irá manter as alianças políticas firmadas para as eleições municipais pelo ainda presidente regional, o ex-deputado federal Felipe Rigoni.

A AGENCIA CONGRESSO obteve com exclusividade a informação de que foi a própria executiva nacional que pediu a Santos para fazer uma transição acordada com Rigoni, já que ambos tem interesse em disputar cadeiras na Câmara Federal, em 2026.

Santos está hoje em Brasília, veio para o aniversário de outra liderança do partido, o deputado federal Elmar Nascimento (BA), provável candidato a presidente da Câmara, com apoio do atual Arthur Lira (PP/AL). A festa foi no Lago Sul.

O parlamentar capixaba não quis falar sobre a transição em curso. Mas a AGENCIA CONGRESSO apurou que ele e Rigoni tem conversado – ainda que raramente – sobre a possibilidade de acordo.

Recentemente, Elmar Nascimento esteve entre os deputados que votaram pela soltura do deputado Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

LEI TAMBÉM

União Brasil sob novo comando no ES. Rigoni diz ser impossível | Agência Congresso (agenciacongresso.com.br)

O outro lado

A Assessoria do ex-deputado Felipe Rigoni informa que não procede a informação de acordo para o comando do partido no Espírito Santo, e que ontem (quarta-feira 10/7), o ainda presidente da UB/ES esteve em Brasília reunido com a direção nacional da sigla.

A manifestação foi feita após o site AGENCIA CONGRESSO publicar com exclusividade o acordo para por fim ao impasse surgido na agremiação após a filiação do deputado Marcelo Santos ao União.