BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A executiva nacional do PSB aprovou nesta quinta-feira (9/3) a proposta de formação de uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade.

Secretário geral do partido, o governador Renato Casagrande (ES) participou da reunião que contou também com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

As Federações Partidárias são uma nova forma para os partidos se juntarem nas disputas eleitorais e atuarem de forma unificada pelos quatro anos seguintes.

A norma foi criada em setembro de 2021, em uma reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional, e acabaram referendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e passou a valer já nas eleições de 2022.

No caso do ES, o PDT local tem como principal liderança o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que é aliado do governador capixaba, e apoiou sua reeleição ano passado, para um terceiro mandato a frente do executivo estadual.

Mas muitas conversas terão que ser feitas sobre as próximas eleições municipais porque o leque de partidos aliados de Casagrande é muito amplo.

Outro tema a ser debatido pelos dirigentes partidários das três siglas será o rateio dos fundos partidário e eleitoral. O objetivo da união é chegar com mais força para próxima eleição.