BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Justiça para a população afetada pelo rompimento de barragens e chega de transferência de responsabilidades ambientais. Essa foi a defesa feita pelo deputado capixaba Victor Linhalis (Pode), hoje em Brasília.

Ele integra a Comissão de Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação da Câmara dos Deputados, instalada nesta quarta (15/3) pela Câmara dos Deputados.

“Sou natural de Colatina (ES), e a vida da cidade foi fundada em torno do Rio Doce que hoje está praticamente destruído. Assim, muito nos estranha quando vemos o discurso de terceirizar a responsabilidade ambiental com base em repasses financeiros. É isso que alguns atores tentam embutir no cenário. Só vê viabilidade nisso quem não conhece a realidade das cidades”, afirmou.

Linlhalis ressaltou que anos após o rompimento das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), a população segue sofrendo seus impactos.

“É comprovado o acúmulo de metal pesado no rio. Quem consome essa água está sendo afetado. Recompensar isso apenas de forma financeira não é plausível”.

(Com Assessoria de Imprensa)