Feriado de Corpus Cristi, festas de São João, recesso e eleição municipal vão reduzir espaço de votações

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Corrida contra o tempo: O que o Congresso Nacional não votar em maio, pode ficar para outubro, após o segundo turno das eleições municipais. E dia 30 de maio será feriado de Corpus Chisti.

O Congresso Nacional terá em maio, o mês de maior atividade legislativa em função as festas de São João, em junho, e o recesso parlamentar, de julho.

Em agosto e setembro os parlamentares estarão voltados para as eleições municipais de outubro. Isso significa que o que não for decidido em maio, só será resolvido no fim do ano.

NORDESTE

Devido as festas juninas, a bancada do nordeste no Congresso se ausenta das votações, tradicionalmente. Só na Câmara dos Deputados, dos 513 parlamentares, 151 cadeiras são dos nove estados nordestinos.

Julho o Congresso só funciona meio mês. O recesso começa dia 18 de julho. Em agosto maioria dos deputados estará envolvida com a eleição municipal.

É que eles dependem do resultado de outubro de 2024 para definirem suas reeleições em 2026. Maioria esmagadora dos 513 deputados disputa a reeleição.