BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Reunida hoje pela primeira vez com o governo Lula, a bancada capixaba apresentou vários pedidos ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e ficou de voltar a se reunir no Palácio do Planalto, nos próximos dias.
O encontro que teve início às 17 hs foi para decidir apoio ao governo – O ES tem 10 deputados federais e 3 senadores – e indicações do parlamentares capixabas a cargos do governo federal no ES, são 10 órgãos de indicação livre.
NOVA LEI DE LICITAÇÃO
O coordenador da bancada, deputado Da Vitória, disse que um dos pedidos feitos ao ministro foi estender o prazo da nova lei de licitações, prevista para abril. Trata-se de uma reivindicação dos prefeitos temerosos com o curto prazo.
Participaram da reunião seis deputados e um senador, Fabiano Contarato (PT). Não foram Evair Melo (PP), Messias Donato e Amaro Neto (Republicanos), e Gilvan da Federal (PL). E os senadores Magno Malta e Marcos Do Val.
Padilha funciona como uma ponte entre o Palácio do Planalto e o Congresso. Sua pasta é vital para garantir a governabilidade. Presidentes que não conseguem uma coalizão se inviabilizam politicamente.
O momento é propício para arrancar favores do governo porque Lula está com dificuldade de aprovar seus projetos na Câmara. Pelo menos cinco dos capixabas tem nomes para indicar para cargos federais.
O próprio presidente deu sinal verde para as nomeações após ter sido alertado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que a demora em atender os aliados poderia resultar em derrotas no Congresso.
Lula já garantiu ao MDB – que não tem parlamentares federais no ES – uma diretoria do Banco do Nordeste (BNB), uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal, e quatro secretarias do Ministério das Cidades.
A ex-senadora Rose de Freitas, presidente do MDB no ES, pode ser indicada para uma dessas secretarias.
Cargos no ES
Conab – superintendência regional
ANM – gerência regional
Fundacentro – Funasa – Incra
Superintendência Federal de Agricultura
Ibama – Iphan – Dnit
SPU – Superintendência Patrimônio da União.
- Publicidade -