Governador de Brasilia, Ibaneis Rocha.| Sérgio Lima/Poder360

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Piorou a situação no Distrito Federal, hoje com 92% dos leitos ocupados.

Moradores de cidades do entorno (GO) tem contribuído para o aumento dos casos, acusa o GDF.

A volta dos trabalhos presenciais do Congresso Nacional também contribuíram para o aumento de casos, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Ele também proibiu a venda de bebidas alcoólicas. Já o governador de GO, Ronaldo Caiando, criticou o colega.

Disse que os goianos que estão sendo diagnosticados em Brasília, trabalham na cidade, e que devem ser atendidos pelo GDF que segundo Caiado, ‘tem mais dinheiro”.

Só atividades essenciais poderão funcionar no DF a partir de 1º de março; será liberada circulação de pessoas. Óbitos chegam 4.805.

O governador do Distrito Federal anunciou que vai decretar lockdown das 20h até as 5h a partir da próxima 2ª feira (1º.mar.2021) para tentar conter o avanço da covid-19.

Ibaneis declarou que a medida foi um pedido da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A taxa de ocupação de leitos destinados aos pacientes infectados pelo coronavírus chegou a 92%.

Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%”, escreveu o Ibaneis em seu perfil no Twitter.

 

O governador Ibaneis postou nas suas redes sociais que a medida de lockdown terá duração mínima de 14 dias, e depois desse período, devem ser averiguados os índices de internação para decidir medidas restritivas.

“O objetivo é interromper o fluxo de pessoas no período da noite. Assim as pessoas saem do trabalho e se dirigem direto para suas residências. Tentamos diminuir o impacto na economia já que o comércio seguirá aberto durante o dia”, afirmou o governador no Twitter.