BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – As chances de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a eleição do dia 30 – o 2º turno –  são bem maiores, matematicamente, do que as de Jair Bolsonaro (PL), o atual presidente.

Os votos dados a senadora Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) somaram mais de 8 milhões. Metade deve ir para Lula que teve 57 milhões de votos no 1º turno, contra 51 milhões de Bolsonaro.

Já os votos brancos e nulos somaram mais de cinco milhões. Mesmo que todos esses votos fossem para Bolsonaro, ainda assim ele não ultrapassaria a votação de Lula.

VOTAÇÃO RECORDE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o maior índice de votação da história do País domingo, 2, com 57.258.115 votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também bateu recorde, escolhido por 51.071.277 eleitores, quantidade superior à recebida por ele no primeiro turno de 2018, ano em que foi eleito.

Na prática, a quantidade de votos do segundo colocado nas eleições 2022 foi maior do que a do vencedor de todas as anteriores no primeiro turno. Nunca um candidato havia atingido a marca de 50 milhões de votos na primeira rodada de votação.

O eleitorado cresceu. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um aumento de 6,21% do número total de eleitores em 2022, em comparação a 2018.

Já o número de abstenções deve permanecer o mesmo do primeiro, ou até aumentar. Como num FlaxFlu tudo é possível.

(Com Agência Estado)