Justiça demorou demais para decidir. Mandato venceu.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Em nota, o Republicanos disse que já recorreu da decisão que cassou o mandato do deputado federal carioca Marcelo Crivella.

O partido afirma que a decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro não interrompe automaticamente o mandato do deputado federal, já que se trata de uma acusação da época em que Crivella era prefeito do Rio.

A decisão foi tomada no dia 8 de maio, em primeira instância, e é referente à eleição de 2020, quando Crivella tentava sua reeleição à prefeitura do Rio de Janeiro.

O processo foi movido pelo PT e PCdoB por um esquema que teria barrado a divulgação de notícias sobre a saúde no Rio de Janeiro

“A decisão mencionada é datada do início de maio e não possui efeito imediato; o deputado continuará exercendo suas funções parlamentares regularmente”, diz o comunicado do partido de Edir Macedo, da Igreja Universal.

Não perde o mandato

Crivella praticou abuso de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, monitorando e impedindo que profissionais da imprensa falassem com cidadãos sobre o sistema público de saúde da capital fluminense.

No esquema comandado por Crivella, ele usou servidores batizados de “Guardiões do Crivella”, que foram identificados pela acusação, em desvio de função.

Na sentença, a juíza Márcia Capanema declarou que a decisão tem “caráter pedagógico-preventivo” e demonstrava o repúdio contra a “conduta moral e ilegal perpetrada”.