BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Grata revelação da política capixaba, a deputada estadual e pré-candidata do PSOL à prefeitura de Vitória, Camila Valadão, é apontada pelas pesquisas eleitorais como o terceiro nome mais bem colocado na disputa pela principal prefeitura do ES.

Em primeiro lugar está o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em segundo o deputado João Coser, que governou a capital por oito anos, segundo pesquisas eleitorais.

Camila foi a quarta deputada- entre os 30 eleitos – mais votada com mais de 52 mil votos, atrás de João Coser (PT), com 58 mil, Capitão Assunção (PL), 98 mil e Sérgio Meneguelli (Republicanos), eleito com 138 mil votos. Detalhe: a mais votada na capital, o que a credencia a tentar a PMV.

Nesta entrevista exclusiva para a AGENCIA CONGRESSO ela descarta a possibilidade das esquerdas se unirem já no primeiro turno, e nem admite falar sobre ser candidata a vice prefeita em alguma chapa de esquerda.

Vitória tradicionalmente sempre elegeu prefeitos de esquerda e centro esquerda, como Vitor Buaiz (PT) Paulo Hartung (PSDB) João Coser (PT), Luiz Paulo Veloso Lucas (PSDB), Luciano Rezende (PPS). A eleição do atual prefeito, Lorenzo Pazolini foi um ponto fora da curva.

AGC – Acha possível a esquerda se unir no primeiro turno em Vitória? Não tem essa possibilidade, as candidaturas vão se apresentar, a campanha será de apenas 45 dias, no geral.

AGC – Qual o perfil do eleitor da capital, na sua avaliação? Vitória tem eleitor de perfil conservador, mas não é maioria. Tem eleitorado bem formado, crítico.

AGC – A eleição municipal deste ano pode ser influenciada pela polarização política? Acho possível, esse é um fenômeno vinculado mais a capitais, cidades grandes. Mas a população quer intervenção para suas demandas de vida, não será um debate puramente ideológico.

AGC – Aceitaria ser vice de Coser para derrotar a direita na capital? – Não, esse debate nem está colocado. Eu não iria para composição de vice. Mas no segundo turno com certeza estaremos juntos.

LEIA TAMBEM

Pesquisa mostra que união das esquerdas derrota Pazolini em Vitória | Agência Congresso (agenciacongresso.com.br)