Neucimar Fraga é presidente do PSD/ES

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Projeto que proíbe definitivamente a exportação de madeira beneficiada e não beneficiada, oriundas de florestas nativas brasileiras, foi apresentado hoje na Câmara dos Deputados.

Ao apresentar o projeto, o deputado federal Neucimar Fraga (PSD) lembrou a operação da Polícia Federal, deflagrada nesta 4ª feira, de busca e apreensão em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente.

“Importante ressaltar que, no dia de hoje 19 de maio de 2021 o
qual apresento o presente projeto, a PF deflagrou operação a qual
cumpriu 35 mandados de busca e apreensão, determinadas pelo Supremo Tribunal Federal”, destaca o deputado.

Fraga cita ainda que além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos que ocupam cargos e funções de confiança no IBAMA e no Ministério do Meio Ambiente, e ainda a suspensão imediata do despacho emitido em fevereiro do ano passado, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorização de exportação.

IBAMA

A operação também resultou no afastamento do presidente do IBAMA, Eduardo Bim, que também foi alvo de busca e apreensão nesta manhã e foi afastado do cargo.

“Meu projeto surge devido à necessidade da proibição de exportação de madeira nativa e natural, uma vez que, é comprovada a incapacidade do governo em controlar a atividade ilegal que devasta o país há muito tempo e contempla prejuízos irreparáveis a população”, acrescentou.

Por fim, Neucimar Fraga diz que a adoção da lei teria por objetivo prevenir condutas que podem trazer prejuízos irreparáveis a gerações futuras. E lembrou que a última grande reserva de madeira tropical do Planeta é do Brasil.


ESTRAGO – Dados da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), no ano de 2020, o país exportou em compensados de Pinus, o volume de 2.465.504 m³, com aumento de 20 % comparado ao volume embarcado em 2019.

Esse quadro ratifica o movimento dos últimos anos do crescimento gritante da exportação de madeira do Brasil ao mercado internacional, aproximando-se do patamar de 2,5 milhões de m³. Compensado de Eucalipto: O volume embarcado em 2020 foi de 53.548 m³, sendo o mercado americano o principal destino dos produtos. Compensado Tropical: o volume embarcado foi de 101.720 m³, com crescimento de 14% em relação ao volume embarcado no ano anterior. Lâminas de Pinus:

O total exportado em 2020 foi 183.942 m³ com aumento de 37% no volume embarcado comparado com o ano anterior, sendo o continente asiático o principal destino do produto. Lâminas de madeira Tropical: Atingiu o volume de 83.625 m³ embarcados em 2020, mostrando crescimento em relação a 2019, sendo novamente a Ásia o principal destino.