Da Vitória lembrou que ES responde por 80% da exportação de rochas ornamentais

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Para o coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional, deputado Da Vitória, (Cidadania) a visita do ministro de Minas e Energia ao ES – apesar de não ter resultado em nenhum benefício para o Estado – nem um convênio sequer foi assinado – foi produtiva.

O ministro conheceu o processo desenvolvido na extração e beneficiamento de mármore e granito. Segundo Da Vitória, o segmento apresentou demandas quanto a agilização do processo de licenciamento, distorções tributárias, e cobrou melhorias na logística para exportação e formas de agregar valor aos produtos produzidos.

O deputado disse que os parlamentares vão trabalhar junto ao ministro em favor dessas demandas. O Espírito Santo responde por mais de 80% da exportação de rochas ornamentais em todo o Brasil.

Governo local ignorado

Ninguém do governo do Estado foi convidado para o evento, organizado pelo deputado Evair Melo (PP) adversário político do governador Casagrande.

Mas em sua fala o deputado Da Vitória citou o apoio do governo capixaba ao setor.

Dos 13 integrantes da Bancada no Congresso, só três acompanharam a visita do ministro, Evair Melo, Soraya (PSL) e Da Vitória.

Alguns deputados reclamaram da organização da visita, agendada para uma quarta-feira dia de sessão no Congresso.

Ao avisar que não iria, o  deputado Neucimar Fraga (PSD) fez uma crítica ao evento no grupo de zap da Agência Congresso: “Agenda sem propósito e sem foco!’, disse.

Os deputados Felipe Rigoni (sem partido), Amaro Neto (PRB) e Norma Ayub (DEM), também avisaram que não iriam. E Ted Conti (PSB) sequer foi convidado