Com apoio dos lideres, projeto teve urgência aprovada.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Após uma sessão tumultuada pela direita bolsonarista, contrária ao projeto, a Câmara dos Deputados aprovou, por 238 votos e 192, o requerimento de urgência para a votação do chamado PL das Fake News.

Trata-se do projeto de lei 2630/2020, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). A votação do mérito da proposta ficou para terça-feira (2/5).

Já uma nova versão do texto deve ser apresentada pelo relator na próxima quinta-feira (27/4). No plenário, o líder do PL traiu o acordo firmado hora antes na reunião de líderes.

PESQUISA

Paralelo à votação, uma nova pesquisa do Instituto Atlas/Itel aponta que 77,9% dos brasileiros são a favor da regulação das redes sociais.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça-feira (25/4), 13,8% dos entrevistados são contra a regulação, enquanto 8% não sabem opinar sobre o assunto.

O assunto ganhou destaque nas últimas semanas após a onda de ataques contra escolas e que desencadeou uma série de ameaças nas redes sociais.

Redes sociais e escolas

Ainda de acordo com a pesquisa, 55,3% dos entrevistados acreditam que a falta de regulação das redes sociais contribuiu para os ataques recentes em escolas no Brasil.

Neste segmento, 19,1% dos entrevistados disseram que as redes sociais provavelmente contribuíram para os ataques. Outros 18,7% avaliam que as redes sociais não contribuíram, enquanto 6,9% não souberam responder.

O instituto ainda questionou os entrevistados sobre a segurança das redes sociais para crianças e adolescentes. Para 48,1% dos entrevistados as redes são inseguras e para 45,6%, muito inseguras.