Por PEDRO COSTA

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Eleito para seu primeiro mandato como deputado federal, com 42.640 mil votos, Messias Donato, de 46 anos, foi o menos votado entre os dez representantes do ES na Câmara Federal.

Donato diz nesta primeira entrevista para a AGÊNCIA CONGRESSO – que pretende defender “valores da família, defender a vida e também os valores cristãos” e trabalhar pela cidade de Cariacica.

“Nossa função, além de legislar, além de atrair recursos para a cidade, captar recursos para a cidade de Cariacica, para o estado do Espírito Santo, é colocar o nosso estado na rota do desenvolvimento”, disse o deputado que já foi vereador de Cariacica.

Messias se candidatou pela primeira vez em 2008, quando concorreu ao cargo de vereador no município de Cariacica, mas acabou ficando como suplente. Foi vereador por dois mandatos, em 2012 e em 2016, pelo antigo PT do B e, em 2022, foi eleito a deputado federal pelo Republicanos, mesmo partido do apresentador e deputado federal Amaro Neto.

Também foi Secretário de Governo na gestão do atual prefeito Euclério Sampaio (União) e acredita que a experiência será benéfica para o mandato. O apoio do prefeito foi fundamental para sua eleição:

“Como secretário de governo, secretário chefe de gabinete, pude também aumentar meus conhecimentos sobre o Executivo, sobre a implantação de políticas públicas, então é uma experiência muito importante”, afirma.

Donato gastou R$ 1.050.083,51 em sua campanha eleitoral, conforme apurado pela Agência Congresso em 10/11/2022 na plataforma de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral.

Sobre o futuro trabalho com Amaro Neto na Câmara dos Deputados, Donato afirma: “certamente neste primeiro mandato ele [Amaro Neto] aprendeu muito, e vou estar junto com ele, defendendo as questões ideológicas do partido, mas, acima de tudo o interesse do estado do Espírito Santo no Congresso Nacional”.

Leia também na Agência Congresso – https://www.agenciacongresso.com.br/amaro-baixa-votacao-em-2022-correspondeu-a-pouca-produvitidade-na-camata/

DERROTA DE BOLSONARO

O futuro deputado federal, tem boas expectativas para a 57ª Legislatura: “minhas expectativas são as melhores possíveis,  durante a campanha nós tínhamos um cenário e hoje esse cenário mudou completamente, mas, com a graça de Deus e muita humildade, nós nos preparamos para isso e vamos trabalhar.”

Deputados Federais eleitos em 2022

  • Helder Salomão (PT) – 120.337 votos

  • Gilvan da Federal (PL) – 87.994 votos

  • Evair de Melo (PP) – 75.034 votos

  • Gilson Daniel (PODE) – 74.215 votos

  • Da Vitória (PP) – 71.779 votos

  • Dr. Victor (Podemos) – 53.483 votos

  • Amaro Neto (Republicanos) – 52.375 votos

  • Jack Rocha (PT) – 51.317 votos

  • Paulo Foletto (PSB) – 48.776 votos

  • Messias Donato (Republicanos) – 42.640

  • AGC DE OLHO 2