POR PEDRO COSTA

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –  O apresentador da TV Vitória/ES, Amaro Neto, se reelegeu com dificuldade, depois de ter sido o mais votado em 2018 com 181 mil votos.

Ele foi um dos parlamentares menos atuantes da atual bancada capixaba, o que explica o número de votos dele cair para 52 mil em 2022.

O parlamentar perdeu 129 mil eleitores durante o mandato. Dos dez eleitos do ES ele ocupou a sétima vaga.

Ao longo do seu primeiro mandato, Amaro Neto apresentou 382 propostas legislativas, das quais 27 são projetos de lei. O deputado atuou pouco nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de Turismo e de Viação e Transportes.

Apesar da baixa produtividade, ele foi um dos mais assíduos durante a atual legislatura. Entretanto, apesar de ser um comunicador profissional, usou a tribuna da Câmara apenas uma vez, para o seguinte discurso:

“Hoje temos a boa notícia desse recurso que vai chegar para a macrodrenagem, que é tão importante para a região da Grande Vitória, que vive problemas de alagamento. 

Amaro Neto: timidez perante 512

 Eu estou muito honrado e feliz de estar no Republicano, o PRB, onde temos uma bancada unida e coesa, e também de estar na bancada federal capixaba, que vive um novo momento, com novos Parlamentares trabalhando em conjunto em prol do Espírito Santo. Nós temos as nossas diferenças ideológicas e partidárias, mas, ao lado do Governador Renato Casagrande, nós olhamos em primeiro lugar para o povo do Espírito Santo”.

“Presidente, peço que esse discurso seja divulgado nos meios de comunicação da Casa. Agradeço a oportunidade de podermos falar um pouco do Espírito Santo para o telespectador da TV Câmara e para os colegas que se fazem presentes nesta sessão. Obrigado, Presidente”

Em média os deputados fazem um pronunciamento por semana. Amaro fez um por mandato.

A Agência Congresso não conseguiu entrevistar o parlamentar, pois, segundo sua assessoria de imprensa, o mesmo tirou um tempo de férias com a família depois do primeiro turno.

Estamos de Olho e vamos cobrar resultados!

Há 15 anos cobrindo a atuação da Bancada do Espírito Santo no Congresso Nacional, o site capixaba Agência Congresso vai acompanhar de perto a atuação dos parlamentares eleitos e reeleitos e cobrar os resultados prometidos por eles durante a campanha eleitoral.

 

Nota enviada pelo parlamentar após publicação da matéria:

“Fui muito honrado pelos votos de 2018, que nos conferiram o primeiro mandato, assim como também honro e agradeço os votos que os capixabas me confiaram para mais um mandato a partir do próximo ano, de acordo com a vontade soberana da população. Um mandato não pode ser definido pelo número de falas apenas. O meu mandato está construído no respeito aos eleitores que ouvi e consegui atender com mais de R$ 152 milhões em recursos para os 78 municípios do estado, no compromisso de olhar pela saúde no momento em que enfrentávamos uma pandemia e priorizar o envio de mais de R$ 70 milhões para essa área. Além da saúde, conseguimos contemplar investimentos em educação, agricultura, esporte, cultura, defesa da mulher, segurança pública.

Discurso nem sempre se transforma em ações, já o trabalho rende frutos que pudemos mostrar aos capixabas. A seriedade do mandato está também na nossa atuação dentro das comissões, onde debatemos e aprovamos todas os pareceres que apresentamos, sempre defendendo o crescimento econômico, a livre concorrência, o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia, o turismo.

Nossos projetos apresentados estão tramitando de acordo com o regimento, somos autores do PL que prevê a utilização do botão móvel de pânico para mulheres vítimas de violência doméstica; somos co-autores do projeto já aprovado na Câmara, que garante o tratamento multidisciplinar da fibromialgia pelo SUS; também é nosso o projeto que prevê atendimento educacional especializado aos alunos autistas, assim como projeto que extingue a cobrança de terrenos de marinha, a inclusão do Espírito Santo como um todo na região da Sudene, entre outros que podem ser conferidos no site da Câmara Federal”.

Amaro Neto
Deputado Federal

- Publicidade -