BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Último a discursar antes do início da votação para a presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) fez um discurso pesado e chegou a ouvir protestos do plenário.

O deputado japa chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de traidor e afirmou que o político Carlos Lacerda teria “vergonha de ver um verme como Jair Bolsonaro se chamar de conservador”.

O deputado afirmou ainda que os aliados de Bolsonaro são tchutchuca do Centrão e citou, em seu discurso, Ulysses Guimarães, que, em 1973, lançou uma candidatura simbólica contra a ditadura militar.

“Seu objetivo era expor a farsa do regime, que montava um teatro travestido de eleição presidencial. Seguindo seu exemplo, lanço essa candidatura simbólica pra expor essa eleição da farsa”, disse.

“Farsa porque não é uma eleição pautada por um debate de ideias, princípios e valores.” Kim Kataguiri afirmou ainda ao presidente que “sua hora vai chegar”.

“Você vai aprender que quando se vende a alma ao diabo, o capeta cobra com juros e correção monetária”, disse, sendo ovacionado.