BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A visita do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao ES nesta quarta-feira dia 19 de maio, se transformou em um ato político bolsonarista.

Reuniu até deputados de fora do ES, como o carioca Hélio Lopes, e o gaúcho Sanderson, ambos do PSL e da tropa de choque do presidente (foto).O propósito da visita foi conhecer o setor de rochas ornamentais.

Nenhum convênio foi assinado. Mas um avião da FAB foi usado para levar ministro e deputados, e depois retornar a Brasília.

Viajaram os deputados Evair Melo (PP) e Soraya Manato (PSL) em plena quarta-feira, dia de trabalho no Congresso.

Geralmente os deputados chegam na terça a Brasília e voltam na quinta. Com a pandemia esse ‘expediente’ foi ainda mais reduzido.

Governo socialista

Nenhum representante do governo local foi convidado para o evento, que se resumiu a visita a empresas de mármore e granito. Dos 13 integrantes da bancada federal, apenas três participaram

Até um deputado governista criticou o evento. Neucimar Fraga (PSD) disse que não iria e que era uma “agenda sem propósito e sem foco”, postou no grupo de zap do site Agência Congresso.

Outro detalhe que realçou o propósito político da visita foi um aviso dado aos parlamentares convidados: ‘INFORMAMOS QUE NÃO HÁ VAGAS DISPONÍVEIS NO AVIÃO DA FAB’

No entanto, vaga para parlamentares bolsonaristas tinha, inclusive dois deputados que não são do Espírito Santo, Hélio Lopes (PLS/RJ) e Sanderson (PSL/RG).

ROTEIRO DA AGENDA VISITA DO MINISTRO
PREVISÃO DE SAÍDA DO HOTEL BRISTOL PARA REALIZAR AS
VISITAS; Cachoeiro de Itapemirim.
DESLOCAMENTO – 60 MIN
 09h00 às 09h30 – VISITA A EMPRESA CS3 em Castelo/ES (30
 09h40 às 10h10 – VISITA A EMPRESA BRAMAGRAN em Castelo
DESLOCAMENTO – 15 MIN
 10h25 às 10h55 – VISITA A EMPRESA MG2
 11h35 às 12h05 – VISITA À ITAOCA PEDRA – EM CACHOEIRO DE
ITAPEMIRIM. JAZIDA DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORE ONDE FORAM
EXTRAÍDOS OS MÁRMORES DE BRASÍLIA.
DESLOCAMENTO – 10 MIN
 12h15 às 12h45 – VISITA À GIRONDA, EMPRESA MINERAÇÃO
CAPIXABA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
DESLOCAMENTO – 25 MIN
 13h10 às 14h45 – VISITA A MAGBAN, EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
DESLOCAMENTO – 1H15
 16h00 às 16h40 – VISITA A SAMARCO, EM ANCHIETA.
16h50 – PREVISÃO SAÍDA DA SAMARCO PARA VITÓRIA
DESLOCAMENTO -1H30
 18h20– PREVISÃO DE CHEGADA NO AEROPORTO DE VITÓRIA
 18h35 – PREVISÃO DE EMBARQUE: VITÓRIA – AEROPORTO
INTERNACIONAL EURICO DE AGUIAR SALLES.
INFORMAMOS QUE NÃO HÁ VAGAS DISPONÍVEIS NO AVIÃO DA FAB.

O deputado Evair de Melo afirmou que a visita agregará mais conhecimento ao MME. “A visita ministro nos dá muita confiança no respeito que o Governo Federal tem ao setor empresarial. Isso permite que o ministério esteja melhor embasado no trabalho para desburocratizar a extração e processo de rochas e avanço nas questões ambientais”, ressaltou.

Para o coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional, deputado Da Vitória, (Cidadania) a visita do ministro de Minas e Energia ao ES – apesar de não ter resultado em nenhum benefício para o Estado – nem um convênio sequer foi assinado – foi produtiva.

O ministro conheceu o processo desenvolvido na extração e beneficiamento de mármore e granito.