Neucimar é o primeiro suplente do PP

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O deputado federal Neucimar Fraga (PP) criticou, em pronunciamento na Câmara, a demora da Vale em construir a ferrovia EF 118, que ligará Vitória/ES ao município de Anchieta.

A Vale pediu para adiar o projeto para 2035, o que na opinião do parlamentar é um desrespeito porque a obra é contra partida na outorga da concessão da estrada de ferro Vitória Minas.

Trata-se de um projeto de R$ 1,9 bilhão. Segundo o parlamentar, o governo federal iria aprovar o projeto mas a Vale pediu adiamento.

“É artimanha para não cumprir sua parte no contrato. Trata-se de um prazo muito longo, o que prejudica o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou Fraga.

O contrato de renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), por 30 anos, com a Vale, foi aprovado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) em 2020.

As obras do primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória- Rio (EF 118), ligandCariacica a Anchieta, deveriam ter iniciado em 2022, conforme anunciou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em visita ao ES durante evento de inauguração do Cais de Atalaia .