BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Povo nas ruas e oposição no Congresso. Lula não vai conseguir governar, afirma o deputado Evair de Mello (PP/ES).

Ex-vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, o deputado foi eleito para o terceiro mandato de federal graças a ligação pessoal com o presidente.

Ligado ao agronegócio, ele se associou a imagem do governo e conseguiu garantir a terceira maior votação entre os dez federais do Espírito Santo. Na eleição anterior, 2018,  tinha ficado em último lugar.

Para ele, o novo governo terá muitas dificuldades no Parlamento, apesar de ter montado um ministério com 10 partidos e distribuído pastas para vários deputados e senadores.

O deputado calcula uma bancada orgânica da oposição que pode chegar a 250 deputados. “Em temas ideológicos, podemos chegar a 300”, avalia. Ele é um dos cotados para assumir a liderança da oposição na Câmara.

Evair destaca, ainda, que o PL possivelmente terá as principais comissões estratégicas da Câmara. Caso isso ocorra, Lula poderia ter dificuldades para tramitar projetos de interesse do governo.

MINISTROS BONS

Apesar de torcer para o fracasso do governo Lula, o deputado elogiou duas escolhas do presidente para os ministérios de Minas e Energia com Alexandre Silveira (PSD/MG), e Comunicações com Juscelino Filho (União/MA).

“O ministério foi muito mais acomodação do que projeto. Alexandre Silveira foi uma boa no MME. Juscelino também é bom quadro”, afirmou para o site AGENCIA CONGRESSO.