VITÓRIA – ES – O Espírito Santo vai contar em breve com um novo parque aberto à visitação: Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, uma das melhores do ES.

O lançamento do projeto aconteceu sábado (14), na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

O projeto envolve toda a área da Residência e contará com três eixos temáticos para serem explorados pela população: ambiental, histórico e artístico.

Durante a solenidade, o Governo do Estado também lançou o Edital das Esculturas que serão expostas no Parque. As inscrições serão feitas on-line, pelo Mapa Cultural, entre 17 de agosto e 30 de setembro.

O governador Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa.

“No mandato passado, entregamos a casa do Governador de Santa Teresa à Prefeitura. Hoje em dia não podemos nos dar a esse luxo. Essa casa é pouco utilizada, mas é importante ter outros lugares de despacho, além do Palácio Anchieta. Por isso, podemos ter o local de trabalho preservado, mas também conciliando com um Parque Cultural. Essa união da inovação com a cultura é uma tendência mundial. Queremos compartilhar esse ambiente com todos”, afirmou.

A previsão é de que o espaço, que tem cerca de 93 mil metros quadrados, esteja aberto à visitação no primeiro semestre de 2022.

Os três eixos temáticos, que serão expostos no Parque, se dividem nas categorias: Ambiental (com visitas aos ecossistemas nativos, exposições sobre as inovações tecnológicas e políticas de energias renováveis);

Histórico (com percurso pela história capixaba, da ocupação aos dias atuais, feito com base na pesquisa da história, de forma oral e documental, com ênfase na memória que a Residência Oficial testemunhou em todos os anos de existência);

Artístico (o Parque terá uma exposição artística ao ar livre com esculturas permanentes, esculturas temporárias e eventos culturais em um anfiteatro).

Estiveram presentes no evento, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Fabricio Noronha (Cultura), Vitor de Angelo (Educação) e Lenise Loureiro (Turismo); o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; os deputados estaduais Iriny Lopes e Marcos Madureira; a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel; o diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande; e o reitor da Ufes, Paulo Vargas.

Projeto

A ideia do “Parque Cultural Casa do Governador” foi concebida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e pela Secretaria da Cultura (Secult), com participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Assessoria de Comunicação do Governo

- Publicidade -