BRASÍLIA – A janela partidária de 30 dias, prazo para parlamentares trocarem de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade, fez com que um em cada seis congressistas mudasse de legenda, entre 8 de março e 7 de abril.

Levantamento concluído sexta-feira (13) pelo Congresso em Foco revela que ao menos 88 deputados e 4 senadores ingressaram em nova sigla para disputar as eleições. Entre todos, O MDB foi o maior perdedor.

Dos 92 congressistas que trocaram de filiação, 19 deixaram a bancada emedebista na Câmara e no Senado. A movimentação dos parlamentares foi gerada pela busca de condições mais vantajosas para disputar as eleições.

No caso da senadora Rose de Freitas, que se filiou ao Podemos, ela sabia que o partido no ES é controlado pelo governador Paulo Hartung com ‘mão de ferro’ via deputado Lelo Coimbra, que taxou de “aventura a candidatura de Rose em entrevista para A Tribuna.

Da Câmara quatro deputados capixabas mudaram de partido, quase metade da bancada federal de dez membros. Manato saiu do SD e foi para o PSL. Ele apoia Bolsonaro para presidente.

Givaldo Vieira trocou o PT pelo PC d B, depois de ter sido traído por João Coser, candidato a federal. Em 2014 Coser perdeu a eleição para senador.

Jorge Silva saiu do PHS e foi para o Solidariedade. E Evair Melo (foto) deixou o PV e se filiou ao PP, onde terá maior chance de se reeleger. (Com informações do Congresso em Foco)

Lista completa de filiações de deputados (por partido):