BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Membro da executiva nacional do MDB, o senador Marcelo Castro (PI), defendeu a permanência da ex-senadora Rose de Freitas no comando do MDB/ES.

Em entrevista exclusiva ao site Agência Congresso, durante sessão do Congresso Nacional no plenário da Câmara, o senador disse não ter informações sobre mudanças no comando da sigla no ES.

Perguntado se a executiva nacional estaria discutindo a volta do ex-presidente regional, ex-deputado Lelo Coimbra, ao posto de presidente – o senador respondeu não saber: “ele (Lelo) nem foi candidato na última eleição. Rose perdeu mas pelo menos concorreu”, disse.

Tanto Lelo quanto Rose estão sem mandato, o que é ruim para a permanência de ambos no comando da sigla. A possibilidade de um deputado federal assumir o partido no estado seria a opção mais viável, do ponto de vista partidário.

No entanto, mudar de partido sem liberação da legenda pela qual foi eleito pode resultar em perda de mandato. Tudo depende de negociações.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos) teve o nome cogitado para assumir a legenda. Mas disse, quarta-feira para a Agência Congresso, que não tem interesse.

O nome do deputado federal Victor Linhalis (Podemos) também teria sido cogitado. Mas, com Santos, ele disse para AGC não ter interesse, no momento.

O interesse em comandar o MDB está ligado à proximidade das eleições municipais. Quem tem projetos para 2026 deve se cercar de boas alianças em 2024.

Quem é Marcelo Castro – Tesoureiro da executiva

Marcelo Costa e Castro nasceu em São Raimundo Nonato (PI) em 9 de junho de 1950. Em 1974, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí. Doutorou-se em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1982, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Reelegeu-se em 1986 e 1990. Em 1998, chegou à Câmara dos Deputados. Teve sucessivos mandatos bem-sucedidos entre 1999 e 2018, quando se elegeu senador da República. Entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, exerceu o cargo de ministro da Saúde.