BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Um projeto de lei apresentado na Câmara Federal hoje cria a Universidade Federal de São Mateus (UFSM), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Espírito Santo, a UFES.
Trata-se de um pedido antigo de estudantes e professores do município. Autor da proposta, o deputado Neucimar Fraga (PSD) argumenta que o desligamento vai gerar autonomia da universidade para tratar de seus interesses, sem depender da UFES em Vitória.
Se o projeto for aprovado, a universidade de São Mateus ficará vinculada ao Ministério da Educação. A proposta de lei prevê ainda que o reitor e o vice serão nomeados pro tempore, em ato do Ministro da Educação, até que a UFSM seja implantada de forma definitiva.
Ao justificar a separação, o deputado explica que no caso do Espírito Santo, o acesso à educação é composto por diversos obstáculos, especialmente porque a maioria dos municípios integram a zona rural do estado, o que impõe a implementação de políticas que viabilizem o acesso dessa população ao ensino superior.
“Problemas de ordem financeira, logística e cultural influenciam diretamente a questão, pois nem todos têm condições de se deslocar para Vitória, em razão das despesas, tempo de viagem, discrepâncias culturais, pertinência temática com as áreas acadêmicas, dentre outros”, disse o parlamentar.
- Publicidade -