BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Descontente até hoje com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Evair de Melo (PP/ES) decidiu criar dificuldades para o governo federal e está convocando diversos dirigentes governistas para prestar informações na Câmara Federal.

Só hoje ele conseguiu aprovar a convocação de três ministros e três dirigentes de órgãos importantes, como Petrobras e da Previ. Os requerimentos foram aprovados pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara.

Os ministros ‘convidados’ foram Flávio Dino, Carlos Fávaro e Carlos Lupi, respectivamente ministros da Justiça, Agricultura e Previdência.

Também foi aprovado um convite para ouvir João Fukunaga, presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e do presidente da Petrobras.

Cada ministro foi convidado para tratar de um assunto diferente e específico de ações de suas pastas. Dino deverá prestar esclarecimentos sobre uma visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, no último dia 13.

No requerimento apresentado por Evair estão questionamentos como a “facilidade” com a qual o ministro adentrou o território dominado pelo crime organizado. O pedido também questiona a ausência da visita na agenda oficial de Dino no portal e-agenda, do governo federal.

Outro requerimento de convite de Evair subscrito por Aureo solicita a presença de Carlos Lupi para prestar esclarecimentos acerca dos descontos na folha de pagamento de aposentados em benefício de sindicatos. Segundo o deputado federal relata, a mensalidade é descontada diretamente na fonte pela Previdência Social, o que seria “ilegal”.

Já o ministro Carlos Fávaro foi chamado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de invasões de terras privadas produtivas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e assemelhados, e quais medidas o governo federal tem tomado para combater as invasões. (Com CB)