BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Após o resultado do último domingo (2), apesar de já ter dado sinalizações de que não apoiaria em hipótese alguma o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) se reservou, aguardando uma decisão oficial do MDB.

O partido liberou seus diretórios a apoiarem quem quiserem. Assim, o caminho ficou livre para a senadora declarar que está com Lula.

No entanto, a forma de fazer o anúncio ainda é um entrave. Para fazer frente a Bolsonaro, que na terça (4) fechou apoio dos governadores de SP, MG e RJ, o PT quer logo uma “foto” de Lula e Simone.

Mas uma ala do MDB segue reticente sobre o apoio a Lula. O governador do DF, por exemplo, Ibaneis Rocha, já declarou apoio a Bolsonaro.

O MDB do ES presidido pela senadora Rose de Freitas vai declarar apoio a Lula. Como o partido não vai inteiro para o lado de Lula, seria uma forma de se resguardar, e mostrar que o apoio é crítico.

O petista terá hoje um encontro com lideranças políticas e parlamentares do Congresso Nacional, que demonstrarão apoio à candidatura. A ideia é explorar a adesão da força de Simone. (Com G1)