BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO -O governador Paulo Hartung sofreu hoje uma grande derrota ao perder o controle do DEM no ES. Justo a sigla que lhe parecia mais segura.

Embora seja filiado ao MDB, ele controla – através de cargos e secretarias- diversas siglas, sendo as principais o PSDB, PSD, PRB.

Embora tenha mandado dois secretários de estado para Brasília, para articular a permanência da sigla em mãos do seu grupo político, o resultado não foi favorável.

A deputada federal Norma Ayub, que assume a presidência do partido no ES, é adversária de Hartung e certamente vai levar a sigla para palanque adversário.

A decisão foi tomada após reunião da executiva nacional do Democratas. A mudança, em pleno ano eleitoral, ocorre em função de uma resolução do partido, que determinou que todos os presidentes regionais devem ser deputados federais.

Norma é a única deputada do DEM capixaba. No ES o presidente, Rodney Miranda, ex-deputado e ex-prefeito de Vila Velha, é aliado de Hartung de longa data.

Em função dessa mudança, a deputada decidiu concorrer à reeleição por seu grupo político, integrado também pelo marido, o deputado estadual Theodorico Ferraço.

Após se reunir com o presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador ACM Neto,(foto) Norma anunciou a mudança.

Mas cautelosa,  não quis dizer quais providências pretende tomar a frente do partido: ” falo depois que for publicada a ata”, disse. Mas já sinalizou que não pretende deixar o DEM funcionar como sigla de apoio ao governador Paulo Hartung.

Nos últimos meses ela se aproximou de políticos que fazem oposição ao governador, como a senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-governador Renato Casagrande (PSB).

ESPERANÇA

Secretário de Desenvolvimento do governo Hartung, Rodney Miranda ainda não desistiu de continuar no comando do DEM. Mas disse que se o fato for confirmado, sai do diretório mas permanece no partido.

Entretanto,  não descarta a possibilidade de ir para outra legenda. Ele esteve em Brasília ontem mas retornou para Vitória sem falar com ACM Neto devido a problemas de saúde da sua sogra.