BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO -O governador Paulo Hartung (ES) não vai sair do PMDB, afirmou o senador e presidente nacional da sigla, Romero Jucá, que se reuniu ontem, no Senado, com o governante capixaba.
“Ele é um dos nomes que a gente tem para 2018”, disse Jucá, em entrevista exclusiva ao site Agência Congresso, no plenário da Câmara dos Deputados, durante sessão do Congresso Nacional.
“Para reeleição ou vice?”, perguntou o repórter. “Pra tudo”, respondeu Jucá, encerrando a conversa. Minutos depois, no mesmo plenário, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), confirmou a conversa.
“Foi uma conversa sobre o quadro geral. Quando eu cheguei os dois ( Jucá e Hartung) já estavam conversando. Jucá disse que Hartung seria uma boa alternativa para 2018”, concluiu.
Lelo é antigo aliado de Hartung, e um dos poucos deputados que tem acesso a agenda do governador em Brasília. Os demais deputados federais nem souberam que PH esteve no Congresso.
Além da conversa no Senado, Hartung esteve também com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Desta conversa participou o secretário Zé Carlinhos.
Do Congresso o governador foi ao STF, mas nem Lelo soube o que foi tratar lá. E retornou para o ES à noite.
Uma fonte do PMDB contou que Hartung foi convidado a participar, dia 19 de dezembro,da convenção nacional do PMDB. Neste encontro o partido vai decidir também se voltará a ser MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era antes de 1980, quando foi adotado o pluripartidarismo.
Se Hartung comparecer a convenção estará deixando claro que não vai para outro partido. Talvez a possibilidade de ser vice do candidato tucano ao Planalto, Geraldo Alckmin, possa ter feito PH a rever seus planos.
Em entrevista anterior ao site Agência Congresso, Jucá já havia dito que não acredita que Hartung saia do PMDB e que será candidato a reeleição.