BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Só três dos dez deputados federais do ES devem votar no deputado Baleia Rossi (SP) para presidência da Câmara.

O favoritismo do presidente nacional do MDB, Balei, caiu nos últimos dias, frente a seu principal concorrente, deputado Arthur Lira (PP/AL).

Lira tem apoio do presidente Jair Bolsonaro e tem feito muitas promessas – caso seja eleito – como liberação de emendas parlamentares e cargos e até ministérios.

RIGONI – HELDER – TED

Só os deputados Felipe Rigoni (PSB), Helder Salomão (PT) e Ted Conti (PSB) são votos seguros para Baleia Rossi.

Assim mesmo, corre o risco do deputado licenciado Paulo Foletto, reassumir o mandato e votar no lugar de Ted Conti, seu suplente.

“Neste caso, seriam oito votos para Arthur Lira”, avalia um parlamentar da bancada. Ele explica que o DEM do Senado e da Câmara vão votar unidos nos candidatos bolsonaristas.

DA VITÓRIA -NORMA -AMARO

Coordenador da bancada capixaba, o deputado Da Vítória (Cidadania) não esconde sua predileção pela candidatura de Artur Lira.

” Ainda estamos dialogando com o partido sobre a eleição. Mas acho o  Arthur um bom candidato”, afirmou para a AGENCIA CONGRESSO.

Aliada do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), o voto da deputada Norma Ayub, presidente do DEM no ES, deveria ser para Baleia Rossi. Mas ela não confirma:

“Ainda estou analisando as opções e conversando com o partido, embora não seja uma decisão partidária. Conheço todos os candidatos e o trabalho de cada um. É uma decisão muito importante e temos quase 20 dias ainda para analisar. Tão logo decida declararei meu voto”, disse para a Agência Congresso.

Já Amaro Neto segue seu partido, o PRB, que apoia Artur Lira e o governo Bolsonaro. Marcos Pereira, presidente nacional da sigla retirou sua candidatura para apoiar Lira.

Outros votos certos aos candidatos bolsonarista: Neucimar Fraga, Evair Melo, Soraya e Lauriete.