BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –  Comissão Externa destinada a fiscalizar os danos causados pelo rompimentos de barragens, em especial a repactuação do acordo de Mariana e na reparação do crime de Brumadinho, realizou reunião extraordinária ontem (29), na Câmara Federal.

A audiência pública foi proposta pelo deputado federal Victor Linhalis (ES). Visou buscar soluções para os impactos ambientais causados por esses desastres e o acompanhamento das medidas de reparação.

Semana que vem a Comissão deverá apresentar um relatório com resumo das atividades e as propostas de ações a serem realizadas nas próximas semanas.

Foi o próprio Victor Linhalis quem presidiu os trabalhos. Ele reforçou que a audiência foi um importante para assegurar que as reparações sejam justas para as famílias afetadas pelos crimes ambientais ocorridos com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana e Barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho.

Gerente-Geral de Reparação Socioambiental da Vale S.A, Vanessa Buzzi relatou as ações já realizadas pela empresa, incluindo acordo judicial de reparação de quase R$ 38 bilhões, a realização de obras emergenciais, incluindo três estruturas de contenção e 25 barreiras de estabilização de calha para reter sedimentos, além de novos planos de reparação socioambientais. A empresa BHP não enviou representante.

A reunião da Comissão Externa foi fundamental para dar continuidade às investigações e discussões sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, bem como para garantir que as ações de reparação sejam efetivas e beneficiem as comunidades afetadas. A Comissão continua a desempenhar um papel crucial na busca por justiça e recuperação ambiental nessas regiões. (Informações da Assessoria de Imprensa)

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjASUz6