BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Com 239 votos favoráveis, a Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos – RR) para o Tribunal de Contas da União (TCU).

A vaga aberta é a da ex-ministra Ana Arraes, que se aposentou em 2022. A indicação ainda precisa do aval do Senado. Ela também foi deputada federal e filha de Miguel Arraes.

Na defesa da candidatura, o deputado do “Centrão” se comprometeu a manter “portas abertas” para receber parlamentares no TCU.

Afirmou ainda que, se confirmada a indicação, pretende combater a criminalização da política e ainda agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira.

A eleição do republicano foi defendida pelo coordenador da bancada capixaba, deputado federal Da Vitória (PP/ES) (foto)

Aproximação

A candidatura de Jhonatan foi costurada ainda em 2022 e ganhou apoio formal do PT. O movimento faz parte dos vários acenos petistas para atrair o Republicanos para a base do governo.

A aproximação do governo com a sigla incluiu articulações para aprovação da Reforma Tributária.

O Tribunal de Contas da União, apesar do nome, não é ligado ao Judiciário e atua para auxiliar o Congresso Nacional e fiscalizar a execução orçamentária e financeira da administração pública. (COM CNN)