BRASÍLIA – Imediatamente após o juiz federal Sérgio Moro condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), diversos políticos utilizaram as redes sociais para comentar o episódio.

O coordenador da bancada capixaba, deputado federal Marcus Vicente (PP), disse que essa decisão já era esperada “porque ninguém está acima da lei. E comentou que após a Lava Jato, todos investigados estão sujeitos a condenações e prisões”.

Já o deputado Carlos Manato (SD) disse que espera que Lula seja também condenado em segunda instância e “seja preso”. Avalia que condenação na primeira instância não gera inelegibilidade política. Lula tenta fugir da cadeia se candidatando em 2018.

O filho do deputado federal Jair Bolsonaro, Eduardo (PSC-SP) comemorou a decisão de Moro e cobrou a prisão do ex-presidente. “Agora só falta ir preso mesmo”, disse.

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que chegou a ser ministro do Esporte no governo Lula, avaliou que a condenação é injusta, por, segundo ele, não haver provas contra o ex-presidente”.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), não poupou críticas ao ex-presidente Lula. Em um vídeo publicado no Facebook, Doria comemorou a decisão de Moro, dizendo que a sentença divulgada é só a primeira de cinco condenações contra Lula que estão por vir. Já no Twitter, ele escreveu que “o maior cara de pau do Brasil foi condenado.