BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Líder da Maioria da Câmara, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) acredita que o presidente Temer sairá vitorioso na votação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
É ali que se travará a primeira batalha sobre a permanência ou não do ex-vice presidente de Dilma Rousseff, no cargo de presidente da República. Lelo acredita em 39 votos no mínimo pró Temer.
O parecer do deputado federal Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra o presidente na CCJ, não surpreendeu os governistas. O carioca apresentou parecer favorável à abertura de processo contra o presidente da República.
Para o parlamentar, “há indícios sérios para aceitar denúncia contra Temer” por corrupção passiva, conforme acusação feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Lelo acha que a vitória na CCJ está ganha. Mas depois haverá uma outra votação em plenário, onde o governo terá que repetir o desempenho da CCJ.
O problema é a proximidade do pleito de 2018. O governo Temer se tornou um fardo pesado demais para ser carregado, mesmo pelos aliados.
E mesmo que vença essa batalha, em agosto a PGR mandará outra denúncia contra Temer. E a novela se repetirá.