BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Uma das polêmicas do governo Bolsonaro, a provável indicação do filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador nos Estados Unidos pode estar perto de um desfecho.
Com a proximidade da sabatina do deputado no Senado, devido a sua indicação ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, articulações começam a ser feitas dos dois lados.
O Podemos anunciou a troca do senador Romário (Podemos-RJ) pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) na Comissão de Relações exteriores do Senado, onde a sabatina ocorre.
A assessoria de imprensa de Do Val disse para a Agência Congresso que o senador é contra a indicação do filho do presidente para o cargo de embaixador, mas não emitiu nota sobre seu voto contrário.
Um parecer elaborado por consultores do Senado sugere que a possível indicação de Eduardo configura nepotismo, além disso o parecer afirma que para que a indicação ocorra, Eduardo terá que renunciar ao mandato de deputado para tomar posse como embaixador.
Eduardo disse em entrevista coletiva na última quarta-feira (23) que a sabatina será “uma oportunidade para mostrar que é capaz”.