BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O governo Lula vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul e entregar a desabrigados em decorrência das chuvas que atingiram o estado. Serão escolhidas moradias nos padrões das faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Segundo o governo, todos os gaúchos que perderam moradias que se enquadram nestas modalidades serão atendidos. Ainda não há um levantamento por parte do governo sobre o número de desabrigados ou casas destruídas – até porque as chuvas persistem, assim como seus impactos. 

Todas as medidas estão voltadas a moradias urbanas. As ações voltadas aos imóveis rurais ainda estão em elaboração. (Com CNN).

5 mil

O governo federal dará também um auxílio de 5 mil reais às pessoas que perderam móveis e eletrodomésticos no Rio Grande do Sul por conta das chuvas que atingiram o estado.
De acordo com estimativas iniciais, cerca de 200 mil pessoas terão direito ao auxílio e, neste cenário, o benefício custará R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.
A estimativa real de beneficiados e impacto financeiro só será fechada, contudo, após avaliação das defesas civil municipais. As prefeituras vão analisar as áreas onde as famílias foram impactadas e entregar relatório ao governo.