Roberto Freire, presidente Nacional do Cidadania. Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O ex-deputado federal e presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire (Ex-PPS) disse que a filiação do ex-governador Paulo Hartung (MDB) ao partido depende apenas da aprovação das lideranças estaduais.

“Essa questão do Hartung é um problema que tem que ser encaminhada pela liderança do Espírito Santo, nós seguiremos o que o Cidadania do ES indicar, que fique bem claro isso”, disse para a Agência Congresso.

O diálogo entre Luciano Rezende (Cidadania), prefeito de Vitória e o ex-governador vem ocorrendo em função das eleições municipais, apesar dos protestos do senador Marcos do Val e do deputado federal Da Vitória.

Quanto a isso, Freire diz que é por essas questões que o encaminhamento da filiação depende da liderança no estado.

“Se lá [Espírito Santo] tiver um bom diálogo, aqui em cima teremos também, mas tem que resolver os impedimentos e realmente estabelecer um diálogo para que nós possamos participar e dar apoio”.

Resultado de imagem para paulo hartung
Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo


Eleições municipais

Em uma matéria publicada pela Agência Congresso, Freire cos nomes de dois pré-candidatos à prefeitura, o vereador Fabrício Gandini em Vitória e Tayana Dantas em Vila Velha.

Ele está confiante de que o partido conseguirá eleger o próximo prefeito de Vitória.

“Luciano [Rezende] está fazendo uma boa administração, então tem chance de eleger seu sucessor, sem nenhuma dúvida, e o [Fabrício] Gandini é um grande candidato”.

Leia também: ‘Governante não pode ser mais um líder solitário’, diz Tayana Dantas

Novas alianças

Questionado se alguma liderança partidária está prestes a se formar com o Cidadania, o presidente do partido disse que por enquanto não há nada confirmado.

“Estamos aguardando o desenrolar desses problemas que ocorreram no PSB e PDT na questão da reforma [da Previdência], então estamos aguardando o acontecimento, nós não podemos fazer nada”.