BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A deputada federal Norma Ayub (DEM), ex-prefeita de Itapemirim, decidiu mudar seu domicílio eleitoral para Marataízes e vai concorrer à prefeitura da cidade.
Ela disse que fará a transferência do domicílio até o dia 20 (sexta-feira).
“Tenho recebido diversos convites para disputar a prefeitura de Marataízes, que no passado pertencia ao município de Itapemirim. Quando concorri a deputada federal, ano passado, tive mais de 8 mil votos em Marataízes”, lembrou.
A deputada disse ainda que vai conversar com lideranças locais para discutir sua pré-candidatura.
Em 2018 ela foi reeleita para a Câmara federal com mais de 57 mil votos, sendo a sétima mais votada para a Câmara Federal. Só em Itapemirim teve mais de 9 mil votos.
Caso Norma seja eleita prefeita de Marataízes, o ex-deputado Neucimar Fraga (PSD) é o suplente assume a vaga da deputada na Câmara.
O atual prefeito, Robertinho Batista da Silva (PRB), pode disputar a reeleição, mas enquetes locais mostram o favoritismo de Norma.
Norma Ayub foi eleita prefeita de Itapemirim (ES) em 2008 pelo DEM, para a gestão 2009-2012. Em 2013 foi presa, acusada de improbidade administrativa na época em que atuou como prefeita.
O caso foi arquivado, porque, segundo o Tribunal de Justiça, as provas foram adquiridas de forma ilegal.
Em 2014 ficou como primeira suplente de sua coligação para uma vaga na Câmara dos Deputados.
Em 2016, com a eleição do então deputado Max Filho para a PMVV, ela assumiu a vaga na Câmara Federal para cumprir o restante do mandato até 2018. Foi reeleita deputada com mais de 57 mil votos.