Edmildo Cirilo

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A deputada federal capixaba Jack Rocha (PT) recebeu nesta sexta-feira (04/08), o Prêmio Carmen Portinho, por sua luta em defesa da igualdade salarial e direitos das mulheres.

A premiação, feita pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio (ABAE-RJ), homenagea mulheres que fazem a diferença para a sociedade. O evento foi no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Jack Rocha, que é a primeira deputada federal negra do Espírito Santo, recebeu a honraria em função de sua atuação como relatora da Lei 14.611/2023, que prevê a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres no exercício da mesma função.

A Lei que foi aprovada por quase unanimidade no Congresso Nacional foi o primeiro projeto do atual governo e já está em vigor. Era uma das promessas de campanha do presidente Lula.

O reconhecimento se deve também por toda a atuação da parlamentar na promoção de direitos para as mulheres, especialmente quando presidiu a sessão solene que homenageou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia que ocorreu no dia 22 de junho do corrente ano.

“É uma honra ser reconhecida por conquistas que são históricas e farão justiça social e de direitos às mulheres brasileiras. A igualdade salarial é um enorme desafio inclusive para as engenheiras, que representam 19% da categoria. Por isso, aproveito a ocasião para expressar a minha admiração, meu respeito e meu apoio incondicional à essa luta que é diária”, disse a deputada.

O prêmio leva o nome da engenheira e urbanista Carmen Portinho (1903-2001), Patrona do Urbanismo no Brasil, referência em sua área profissional e reconhecida por seus atos ativistas em prol do direito à educação das mulheres, equidade de gênero e pela autonomia das mulheres.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da deputada)