BRASÍLIA- AGENCIA CONGRESSO – Vinte cinco deputadas federais de partidos à esquerda, entre elas a capixaba Jack Rocha (PT), enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo a indicação de uma mulher negra para o STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidente, no entanto, já declarou que cor e sexo não serão critérios para sua escolha. Mas as parlamentares sustentam que “o Brasil passa por um processo de retomada da democracia e para tal é necessário fazer composições que permitam a governabilidade”.

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, essa semana, cabe a Lula escolher um novo integrante da Corte. E será a última escolha do presidente, neste mandato que acaba em 2026.

Na lista de favoritos para o cargo estão três homens brancos: o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.

As congressistas concluem afirmando que “a escolha por uma mulher negra ao cargo de ministra da Suprema Corte representa um avanço político-social crucial e confirmaria o compromisso deste Governo com a igualdade, com a inclusão e com a diversidade”.

Com agencias