BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Reunida com prefeitos do ES, na Câmara Federal, em Brasília, devido a 14ª Marcha dos Prefeitos, os deputados federais do ES garantiram apoio aos municípios durante a atual legislatura.

Mesmo os bolsonaristas, como o deputado Evair Melo (PP), e o senador Magno Malta (PL), disseram aos prefeitos que vão ajudá-los a obter recursos do governo Federal.

A reunião realizada na Câmara ocorreu a pedido da Amunes –  Associação dos Municípios do Espírito Santo. Dos 13 integrantes da bancada do ES, nove são contra o governo Lula.

Os prefeitos tem grande influência na eleição dos deputados, tanto federais quanto estaduais.  Presidente da Amunes, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e mais de 30 prefeitos e prefeitas do Espírito Santo participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O encontro na Câmara ocorre sempre que existe marcha, e foi uma solicitação do presidente da Amunes ao coordenador da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória.

“O deputado prontamente atendeu nosso pedido e nos recebeu na Câmara dos Deputados. Estavam presentes mais de 30 prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos, vereadores, secretários e equipes, em um momento importante para que a gente colocasse nossas pautas e reivindicações municipalistas e mostrasse aos parlamentares a união dos municípios capixabas, mas que sem os recursos destinados por eles os municípios não conseguem desenvolver as ações”.

Os gestores pediram apoio dos parlamentares na defesa das pautas municipalistas defendidas pela Confederação Nacional dos Municípios. Foi entregue aos deputados um ofício com as principais pautas da CNM, endossadas pela Amunes.

Todos os deputados presentes – menos Amaro Neto e Gilvan da federal – e os senadores Marcos do Val e Fabiano Contarato – parabenizaram a Amunes pela iniciativa e colocaram seus mandatos à disposição dos municípios.

Os prefeitos Ana Isabel, de São Domingos do Norte, Nirô Emerick, de Alegre, e Alessandro Broedel, de Sooretama, representando os demais, apresentaram algumas demandas específicas de seus municípios, como por exemplo, a situação de cidades universitárias, caso de Alegre, que possui uma população flutuante de estudantes que usam o serviço público mas que não são contabilizados no número de habitantes.

Participaram do encontro o coordenador da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória, os deputados Victor Linhalis, Jackeline Rocha, Messias Donato, Helder Salomão, Evair de Melo, Gilson Daniel, Paulo Foletto, além do Senador Magno Malta. (Com informações da AI-Amunes- Foto M. Rosetti)