BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – POR PEDRO FEU ROSA – Dia desses, lendo um jornal norte-americano, deparei-me com um singular título: “A habilidade mais importante para os trabalhadores de classe média não está sendo ensinada nas escolas”. Fiquei curioso: a que se referiria a matéria?

Transcrevo, a seguir, seu primeiro parágrafo: “Os estudantes norte-americanos são julgados por seu desempenho em matemática, leitura e ciências. O mercado de trabalho, porém, está cada vez mais premiando de forma especial os profissionais sociáveis.

Assim, as escolas que focam unicamente nas habilidades cognitivas, negligenciando as sociais, podem estar deixando de considerar um componente essencial para o sucesso no mercado de trabalho”.

Vamos a alguns números: entre 1980 e 2012 a proporção de empregos que exigem conhecimentos teóricos aumentou 5% e a oferta de funções meramente repetitivas caiu 10% – em contraste com a quantidade de empregos que demandam sociabilidade, que subiu 15%.

Atento a este fenômeno um instituto de pesquisas norte-americano constatou que pessoas atualmente com 60 anos de idade teriam apenas 0,5% a mais de chances de obter emprego se forem sociáveis.

Enquanto isso, para as que contam 30 anos, as perspectivas são 2,6% melhores. Para a próxima geração, que começa a chegar em um mercado a cada dia mais focado na prestação de serviços, este número deve subir substancialmente. Ou, invertendo-se a frase, neste novo milênio serão cada vez piores as perspectivas daquelas pessoas pouco sociáveis.

Fiquei a meditar sobre as escolas brasileiras, nas quais 68% dos professores – dentre mais de 500 pesquisados nas redes pública e privada – dizem ter sérias dificuldades de vínculo com seus alunos.

Seja símbolo desta triste realidade o professor baiano que, já no dia de sua primeira aula em uma escola particular de Salvador, foi atingido por um azulejo arremessado por dado aluno da Terceira Série – perdeu bastante sangue e quase ficou cego. Em São Paulo segue um não menos chocante retrato da realidade pelas palavras de outro professor: “Em minha escola há toque de recolher”.

Finalizo com uma pesquisa da OCDE que coloca o Brasil como “campeão” mundial de violência contra professores – uma vergonha para nossa bandeira, na qual lê-se “Ordem e Progresso”. Pois é. Temo que em breve seja outra a nossa divisa. Que pena.


Pedro Valls Feu Rosa é jornalista, escritor e desembargador no ES. E escreve regularmente para a AGENCIA CONGRESSO

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