Terceiro turno

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Após a revelação de imagens de interação com manifestantes durante a invasão do Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro, o general Gonçalves Dias pediu, nesta quarta-feira (19), exoneração do cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O pedido foi feito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ocorre poucas horas após Gonçalves Dias faltar a audiência pública convocada pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados alegando problemas de saúde.

Mais cedo, o canal de televisão fechado CNN Brasil divulgou imagens do circuito interno do Palácio do Planalto que mostravam o então ministro circulando pela sede do Poder Executivo às 16h29 daquele domingo − momento em que o prédio era tomado por vândalos.

Nas imagens, funcionários do GSI são flagrados conversando e cumprimentando invasores. Outro trecho mostra servidores da pasta entregando água aos manifestantes. Gonçalves Dias aparece em uma das cenas conduzindo os envolvidos para a saída pelas escadas do terceiro andar do Palácio do Planalto.

Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a atuação de agentes no sentido de evacuar o terceiro e quarto pisos do edifício e concentrar os vândalos no segundo andar, onde aguardariam reforço policial.

Do outro lado da Esplanada dos Ministérios, deputados governistas decidiram assinar a CPMI dos Atos Antidemocráticos, defendida por bolsonaristas. (Com CNN)