BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A Bancada Capixaba se reúne hoje às 13 horas na Câmara Federal para tentar eleger seu novo coordenador. Os 13 integrantes do ES, no entanto, estão divididos por questões políticas.
Os deputados veteranos não aceitam ser liderados por um novato. Disputam o posto os deputados federais Evair Melo (PV), reeleito, e Josias da Vitória (PPS), novato.
A principal função do coordenador, cujo mandato é de um ano,  é fazer a interlocução do governo federal com o estadual, agendar reuniões e encaminhar as demandas do estado.
E representar seu estado nas reuniões da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. O posto não oferece nenhum privilégio, como cargos ou gabinete. Mas mantém o parlamentar em constante exposição na mídia porque ele fala pela bancada.
Geralmente o escolhido para o cargo de coordenador é um parlamentar reeleito por já ter experiência no Congresso. Os três primeiros nomes sugeridos, da Senadora Rose de Freitas (PODE), deputada Norma Ayub (DEM), e Sérgio Vidigal (PDT) declinaram.
Voluntário – Evair Melo – Reeleito com a menor votação da bancada em outubro passado, 48 mil votos, Evair lançou seu nome mas não conseguiu apoio da maioria. Ele diz que não faz questão de exercer o cargo, e que se colocou para ajudar o ES:
“Não tenho nenhuma dificuldade em apoiar outro nome. Existe a responsabilidade de liderar os projetos estruturantes da União no ES. É um trabalho voluntário. O que defendo é que a bancada tenha os méritos nas conquistas de sua competência”, disse.
O deputado disse ainda que considerada  senadora Rose a mais preparada. A senadora, entretanto, reiterou ontem que não pretende coordenar a bancada.
Trabalhar pelo ES – Josias da Vitória – Eleito para o primeiro mandato federal com a terceira maior votação da bancada, em 2018, 84 mil votos, Josias da Vitória diz que colocou seu nome para ajudar o Espírito Santo. E destacou o fato de ter um bom relacionamento com o governador Renato Casagrande (PSB), o que o coloca na disputa como nome favorito para o posto.
A bancada se reuniu ontem pela primeira vez, desde a posse, mas com uma ausência do deputado Evair Melo (PP). Em função disso adiou a escolha do novo coordenador: “Nós optamos por consenso fazer a definição da escolha amanhã (06). Nós tivemos a ausência do Evair.  Todos os demais compareceram. Aí foi opinião da maioria da gente fazer outra reunião amanhã às 13 horas no gabinete da senadora Rose de Freitas.”, disse Da Vitória.
Terceiro nome – Diante do impasse que se criou entre a escolha de um deputado reeleito e um novato, o deputado Sérgio Vidigal sugeriu um terceiro nome:
“A minha sugestão é não surgindo o consenso então não vota em nenhum. Quem está para ser votado não pode votar em ninguém. Se não houver consenso, eu tenho sugestão. A minha sugestão é alguém que já foi coordenador e tenha boa relação com o governador, com a bancada e com o governo federal que é o caso da senadora Rose de Freitas.”, disse.