Evair se afastou do governador Renato Casagrande. (Arquivo AGC)

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Semana passada a visita do presidente Bolsonaro ao ES foi cancelada. Estava marcada para final de maio. Desentendimentos entre aliados resultou no cancelamento.

Os aliados, no entanto, não admitem que o Planalto adiou por falta de consenso. Não é mais segredo na bancada capixaba as críticas que a deputada Soraya Manato (PTB) faz ao colega Evair Melo (PP).

Rivotril

Os dois se bicam deste o início da legislatura. E não só ela, outros membros da bancada reclamam da ‘ansiedade’ de Evair, que atropela a própria bancada. “Na época de Sérgio Vidigal, deputado, (psiquiatra) Evair era mais calmo”, lembra um deputado.

Aliados do presidente, sem mandato, também entraram no circuito para adiar a visita presidencial. Reclamaram que Evair queria definir a agenda sozinho.

Vice líder do governo e atuante na defesa do presidente, Evair cumpre seu segundo mandato na Câmara. Em 2018 ele quase não se elege, teve a menor votação entre os dez, 48.412 votos.

Para eleição de outubro próximo, a avaliação é de que o deputado tenha entre 50 e 70 mil votos. Ele tem chances de conquistar o terceiro mandato.

Mas vai ter que dividir os eleitores capixabas de Bolsonaro com uma penca de outros candidatos, inclusive Soraya, que tem menos chances que ele (Evair), de renovar o mandato. A chapa do PTB não soma 200 mil votos.

Mas na chapa do PP, Evair disputa com Neucimar Fraga, que teve 53.787 votos, em 2018, Norma Ayub, 57.156 votos, e Da Vitória (se não sair para o Senado), que somou 74.787 votos. Todos foram mais votados que Evair.

Semana passada, o vice líder deu entrevista ao site Agência Congresso, via whatszapp, minutos antes da visita de Bolsonaro ser cancelada. O deputado, contudo, não quis comentar o cancelamento.

“Ninguém discute que Manato e Magno são defensores do Bolsanaro no ES. Porém, é preciso destacar que o Governo Federal não se limita aos dois no estado. As entregas do Governo e Bolsonaro no ES estão muitos além das arenas desses dois”. Evair Melo

O que ele disse sobre o voto impresso:

“Se uma simples balança de self service emite um bilhete, qualquer maquininha de cartão emite um bilhete, tudo que é feito de forma eletrônica emite recibo automático. Nunca entendi porque o TSE teima em não aceitar esse avanço”. Evair Melo.

VIAGENS PARA FORA DO ES 

AGENCIA CONGRESSO – Essas viagens que o sr. faz acompanhando o presidente a outros estados, que não o ES – qual objetivo, se promover?

EVAIR MELO – Na condição de vice líder tenho compromissos que extrapolam o limites do ES. Tenho ido em viagens que tratam de infraestrutura, mineração e agricultura. O ES não é um estado isolado da federação. Tenho levado muitos parlamentares de outros estados ao ES, o que aumenta nossa base de apoio.

O ES exporta para todos os estados da federação e importa principalmente grãos quase a totalidade de seu uso e consumo. Além do mais são nessas viagens ao lado do presidente e ministros que temos oportunidades de tratarmos de agendas do estado. As coisas não acontecem no ES por acaso.

No Ceará reuni com produtores de flores e hortifrutigrangeiros, no MS regularização fundiária, temos no ES 1.100 títulos a serem entregues, Goiás reuni com cerealistas, em SP e MT 5G no AGRO, no Paraná conhecer pavilhão de eventos similar o que estamos construindo em Cachoeiro e por aí vai.

AGENCIA CONGRESSO – Seu candidato a governador no ES, suponho que será o Erick Musso, do PRB?

Evair: Todos que apoiarem Bolsonaro terão meu apoio.

LEIA TAMBÉM

Briga entre aliados cancela visita de Bolsonaro ao Espírito Santo