BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O plenário do Senado aprovou empréstimo de US$ 56 milhões junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Espírito Santo investir em segurança pública.

São recursos para o programa “Estado Presente”, criado pelo ex-governador Renato Casagrande (PSB). O pedido do governador Paulo Hartung (PMDB) visa atender oito municípios, Grande Vitória, Linhares e São Mateus.

Esses municípios juntos concentram 80% dos crimes ocorridos no ES, segundo o relator do pedido, senador Dalirio Beber (PSDB-SC). Ele explicou que o dinheiro vai aumentar a efetividade das Policias Civil e Militar.

“Vai aumentar a efetividade das policiais no controle e investigação de crimes violentos, incrementar inclusão social de jovens de 15 a 24 anos em risco, e reduzir a reincidência da população jovem em conflito com a lei”, disse o senador para a Rádio Senado.

Pela manhã o projeto já havia sido aprovado pela CAE – Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo tucano Tasso Jereissatti (foto Ag.Senado).