VITÓRIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) volta ao ES nesta quarta-feira, para diversos encontros políticos. É a quarta visita ao estado desde que se aproximou politicamente do governo local.

Maia tenta se consolidar como candidato a presidente da República, e busca apoio de diversos partidos, inclusive o MDB. Ele é genro do ministro Moreira Franco (MDB).

O governador Paulo Hartung, por meio do seu gabinete, distribuiu convite para receberem o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Eles vão participar da assinatura da liberação de recursos para o Estado e os municípios capixabas no Pacto pela Aprendizagem no Espirito Santo.

Maia terá também encontros políticos com o presidente da Assembléia, Erick Musso e o secretário de Agricultura Octaciano Neto. Os dois podem migrar para o DEM.

A tarde, segundo sua assessoria, retorna para Brasília onde se reúne com outros dirigentes partidários.

Existe a possibilidade do governador Paulo Hartung compor chapa como candidato a vice presidente, caso Maia viabilize sua candidatura com apoio do Planalto.

O presidente Michel Temer tem evitado se manifestar sobre apoios para 2018, porque precisa de todo apoio político para aprovar a Reforma da Previdência.

Maia disputa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim (PSDB) o apoio do governo Temer.

Até o fechamento desta matéria a única deputada do DEM no ES, Norma Ayub, não havia sido convidada para o encontro. Nem demais integrantes da bancada federal.