Já é o maior acidente ambiental do país

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – As ondas de óleo que atingem as praias do Nordeste estão batendo na porta do Sudeste brasileiro. O óleo chegou hoje (6) à cidade de Mucuri (BA), que faz divisa com o Espírito Santo e pode chegar ao Rio no final de semana.

Segundo o deputado capixaba Sérgio Vidigal (PDT-ES), o Governo Federal pouco tem se importado com o acontecido. “Ele desacreditou nessa contaminação e, em vez de prevenir a catástrofe, perdeu muito tempo procurando os responsáveis por isso”, critica.

O deputado disse para a Agência Congresso que ontem (5) esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para tratar de um assunto do Espírito Santo e soube da notícia de que o óleo está chegando ao RJ.

Deputado federal Sérgio Vidigal (PDT)

Vidigal conta que conversou com Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no intuito de averiguar essas impurezas.

O governo do Espírito Santo está montando um gabinete de crise para melhor investigar a situação. “Estamos no século XXI, temos muita tecnologia, mas ainda não conseguimos inibir que o óleo chegue na costa do Espírito Santo”, garante Vidigal.

Ele afirma que a expectativa é aguardar a orientação do governo federal e que, neste momento, é ficar em observação, porque é necessário que o óleo seja retirado, tendo em vista todo o impacto ambiental.

“Isso pode arruinar com a atividade turística e a pesca que são fortes aliadas econômicas da região”, explica ele, ressaltando que no verão essas atividades crescem ainda mais. O deputado recomenda a todos da região que não comam frutos do mar, pois podem estar contaminados e observa: “muitas vezes, pode-se confundir o óleo com as algas, já que ambos provocam manchas no mar”.

O parlamentar ressaltou que a Bancada Capixaba fez uma solicitação com os Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e comunicações e Ministério do Meio Ambiente no intuito de procurar soluções para o vazamento de óleo e que vai protocolar um requerimento de informação solicitando esclarecimentos ao ministro do Meio Ambiente informações sobre as recentes manchas de petróleo cru encontradas na costa litorânea da região Nordeste e que estão prestes a atingir o litoral do Espírito Santo.

Reportagem: Gabriela Andrade
Edição: Lanna Silveira