BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –  Reunido com integrantes Bancada Federal, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu que não vai faltar verba para obras estruturantes no Espírito Santo, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. 
 
O ministro citou o Contorno do Mestre Alvaro, na Serra, cuja verba liberada, de R$ 100 milhões, acaba em dezembro. Todo o contorno custará R$ 300 milhões.
 
Freitas disse ainda que obras outras como a BR-447, que ligará a BR-262 até o Porto de Capuaba, em Vila Velha, também está garantida. E se comprometeu a dar início ao projeto de duplicação da BR-259 no trecho capixaba.
 
“A bancada tem o compromisso do Ministério da Infraestrutura que iremos fazer todos os esforços para garantir que estas obras em execução mantenham o ritmo e continuem em andamento”, destacou o ministro Tarcísio Freitas.
 
A duplicação da BR-259 é importante para o setor de rochas ornamentais. O coordenador da bancada, deputado Da Vitória, disse que a reunião foi solicitada para o governo não esquecer das prioridades capixabas.
 
“O Contorno do Mestre Alvaro e a BR-447, tem recursos garantidos para este ano. A bancada atua para que as obras não parem por falta de recursos.  Estamos inclusive alocando recursos de emendas impositivas do Orçamento da União”, disse. Da Vitória destacou ainda o início do projeto de duplicação da BR-259, de João Neiva a Baixo Guandu. 
 
Na audiência o ministro também falou sobre o estudo de desestatização do Porto de Vitória, das obras do aeroporto de Linhares, que devem ser entregues em dezembro, da liberação de mais 9 quilômetros de duplicação da BR-101, da prorrogação do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que permitirá o início da implantação da EF-118 no trecho entre Cariacica e Ubu, em Anchieta.
 
Já o processo de concessão da BR-262, as audiências públicas encerraram nesta semana. A duplicação será tocada por empresa privada.