BRASÍLIA – Os deputados estaduais aprovaram indicação do deputado estadual Sergio Majeski (PSB) para o Governo do Estado convocar os candidatos excedentes, aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizados em 2018, para iniciar os cursos de formação.

“As duas corporações são imprescindíveis à sociedade e há muito tempo operam com efetivo abaixo do estipulado pela legislação. Recompor os quadros é fundamental para garantir maior abrangência dos serviços prestados e a devida atenção ao trabalho dos militares”, destaca o deputado Majeski.  

A intenção é aproveitar os concursos já realizados dentro da Lei, com o aditamento dos editais, ganhando tempo e economizando recursos de novos certames, para a recomposição do efetivo de militares trabalhando nestas duas importantes corporações.

Dos quatro concursos realizados em 2018 (editais 01/2018, 03/2018, 04/2018 e 05/2018) são 625 aprovados excedentes ao número de vagas nas seleções para a Polícia Militar e outros 111, nas mesmas condições, para o Corpo de Bombeiros.

As convocações iriam amenizar os déficits atuais de militares. De acordo com as comissões dos candidatos excedentes dos respectivos concursos, a defasagem nos contingentes é de 1805 policiais e 664 bombeiros e as convocações possuem amparos legal e social, podendo ser feitas em turmas.